top of page

Controlando a Velocidade com uma Ponte-H

Utilizando o Módulo P1 – Ponte-H da GBK Robotics

Os motores de corrente contínua frequentemente operam com valores de tensões e correntes acima do que as portas do Arduino podem fornecer. Desta forma, o módulo P1 – Ponte-H da GBK Robotics é uma ótima alternativa para conectar com segurança o Arduino à um motor de corrente contínua, pois apresenta uma construção robusta, além de uma excelente relação custo-benefício e facilidade de uso. Como mostraremos nos dois projetos a seguir, o módulo P1 – Ponte-H permite controlarmos a velocidade e o sentido de rotação de um motor de corrente contínua.

Neste projeto vamos utilizar o módulo P1 – Ponte-H (Figura 1) em conjunto com o módulo P27 – Potenciômetro para controlar a velocidade de um motor de corrente contínua.

Itens necessários: 1 Arduino Uno R3 (ou qualquer outro modelo). 1 Módulo P1 – Ponte-H. 1 Módulo P27 – Potenciômetro. 1 Motor de Corrente Contínua. 1 Fonte de Alimentação, pilhas ou bateria (com a mesma tensão de operação do motor e desde que respeitados os parâmetros de funcionamento do módulo P1, ou seja, tensão de operação entre 5V e 35V, corrente máxima 2A e potência máxima de 25W). Fios para conexão.

Sequência de montagem:

Utilizando fios de conexão Macho-Fêmea ligue, ao Arduino, os módulos P1 – Ponte-H e P27-Potenciômetro da seguinte maneira:

a – Pino IN-1 do P1 ao pino digital 9 do Arduino. b – Pino IN-2 do P1 ao pino digital 10 do Arduino. c – Pino GND do P1 a qualquer pino GND do Arduino. d – Borne (azul) +Vcc do P1 ao polo positivo de uma fonte de alimentação, pilha ou bateria (conforme e tensão de operação do motor). e – Borne (azul) GND do P1 ao polo negativo de uma fonte de alimentação, pilha ou bateria (conforme e tensão de operação do motor). f – Ligar os dois bornes (azul), nomeados “Saída para o Motor”, do módulo P1 aos dois terminais de um motor de corrente contínua. g – Pino Sinal do P27 à entrada analógica A0 do Arduino. h – Pino +5Vcc do P27 ao pino 5V do Arduino. i – Pino GND do P27 a qualquer pino GND do Arduino.

Código do exemplo:

// Controle de velocidade de um motor de corrente contínua // utilizando uma Ponte-H const int MOTOR_PINO_1 = 9; const int MOTOR_PINO_2 = 10; const int POT = A0; int velocidade; void setup() { pinMode(MOTOR_PINO_1, OUTPUT); pinMode(MOTOR_PINO_2, OUTPUT); } void loop() { velocidade = map(analogRead(POT), 0, 1023, 0, 255); analogWrite(MOTOR_PINO_1, velocidade); analogWrite(MOTOR_PINO_2, 0); delay (50); }

Autor Cláudio Luís V. Oliveira Professor das FATECs de Jundiaí, Bragança Paulista e Itu. Autor dos livros “Arduino Descomplicado” e “Arduino Simples e Divertido”, além de diversos outros títulos na área de informática.

Para mais informações acesse: www.profclaudio.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page