Vamos ensinar cores usando programação? by Marcela Santos

Uma das coisas que eu mais gosto nesse mundo de ensino de programação são as possibilidades de ensinarmos as mais diversas disciplinas com programação. Já falei disso várias vezes mas dessa vez ao invés de conversarmos sobre o assunto, vou trazer para gente aqui na Jornada um exemplo prático do ensinar com programação, vamos juntos?

Para isso eu usarei o kit kids da GBK Robotics, para quem não conhece esse kit é composto de módulos prontinhos para usarmos em conjunto com o Arduino por exemplo, sem a necessidade de protoboard, podendo ser usado de forma bem simples para prototipação.

Para a programação vamos usar o ArduBlock que tem um manual de instalação bem aqui. Nosso objetivo é misturar quantidades diferentes de verde, azul e vermelho, só que ao invés de fazer isso com tinta, vamos fazer isso usando o Arduino, programação e e um módulo LED RGB.

Bom para essa atividade eu separei além do módulo, o Arduino e algunsjumpers com esse tipo de conexão nas extremidades.

tutorialledrgbgbk.jpg

Separei com as cores que vamos trabalhar par ficar mais fácil a identificação. Coloque uma extremidade dos fios nos pinos do módulo RGB, ele precisa de 3 fios para as cores e 1 fio identificado com 5V.

detalheModuloRGB.jpg

Agora precisamos ligar a outra extremidade dos fios ao Arduino, como a ideia é mandar valores diversos para formarmos diversas cores além do RGB, precisamos usar os pinos PWM que de maneira simplificada (bem simplificada mesmo) serve para termos valores entre dois um valor mínimo e um máximo e não somente o mínimo e máximo. Quer entender mais sobre PWM? Tem estepost  lindão pra te ensinar.

pinosPWM.jpg

Os pinos PWM são identificados no Arduino com o sinal ~, ligue os pinos do módulo LED identificados como Red, Green e Blue aos pinos PWM localizados na parte superior do seu Arduino, lembre de guardar o número desses pinos. Além dos pinos RGB esse módulo tem o pino 5V, que deve ser ligado no pino de 5V do Arduino, localizado na parte inferior. A montagem fica dessa forma

montagem.jpg

Agora chegou a hora da programação, abra o Arduino e clique no menu Ferramentas e escolha o ArduBlock. Agora vamos aos blocos que iremos utilizar

controle

Esse bloco é o bloco principal, para usá-lo você deve clicar na aba controle, ele é o primeiro bloco que aparece. É só clicar e arrastar para a área de trabalho.

pinoAnalogico

Esse é o bloco que usaremos para escrever valores nos pinos PWM, clique na aba Pinos, ele é o quarto bloco. Em seguida você deve encaixar o segundo bloco (o do pino analógico) no segundo encaixe do primeiro(o bloco principal) , vai ficar assim:

mudandoValorPino3

Lembra que eu falei para você guardar os números dos pinos que estava encaixando o módulo RGB? Então esse número 3 ai no bloco é o pino do Arduino de cada cor. Dê dois cliques sobre o 3 e coloque o pino da sua montagem.

Repita esse procedimento mais duas vezes e lembre e colocar o número referente a cada pino. Ao final seu programa ficará assim:

mudandoValorPinoCompleto

Na minha montagem o pino 3 está referente ao R, o pino 5 ao G e o pino 6 ao B. Bom agora vamos falar daquele outro valor que aparece nos blocos dos pinos. Vamos relembrar o que queremos? Ascender um led com cores formadas pela mistura de Red, Green e Blue, então esse valor é o quanto de cada um deles que vamos colocar nessa mistura, variando de 0 a 255. Se você colocar 0 no pino 3 e no pino 5 e 255 no pino 6, o led será ligado com a cor azul.  Com o Arduino conectado e o programa finalizado é só salvar e Enviar para o Arduino.

Em um primeiro momento peça para elas colocarem 255 em um dos pinos e 0 nos outros dois, faça isso com cada um. Isso vai fazer  com que em cada ascenda o led nas cores vermelha, verde e azul. Depois faça um programa para ficar mudando de cor, variando os valores nos pinos PWM. Teste valores diferentes e veja como o led ascende com cores diferentes, lembre-se sempre: se mudar o código tem que enviar novamente para o Arduino.

Bom era isso, essa prática pode ser usada para ensinar cores, pode ser usada para ensinar conceitos de programação e também para ensinar cores em inglês.

Você pode pegar uma caixinha e deixar somente o led a mostra, colocando o Arduino do lado de dentro, a caixinha se torna uma caixa mágica, os alunos programam e magicamente aparece uma cor nova com valores que podem ser sorteados entre 0 e 255 e enviados para os pinos PWM do Arduino.

E ai o que acham do uso de programação e computação física dessa forma? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixa ai nos comentários 🙂  Ah, o kit kids está a venda na PandoraLab, segue o link!!! Bjb e até mais!!!

 

Escrito por Marcela Santos

quem é tchellita?

Sou Marcela Santos, engenheira,educadora e mais um bucado de coisa. acredito que a tecnologia é uma ferramenta de transformação de pessoas e lugares. adoro compartilhar ideias, projetos e jornadas seja na vida real ou por aqui!!!!

Retirado de https://ajornadadetchellita.wordpress.com/