Conhecendo o P8 – Sensor de Tensão AC

IMG_3024

O Sensor de Tensão AC P8 é é um módulo eletrônico desenvolvido capaz de detectar tensões AC 127V/220V por meio de suas conexões, informando aos sistemas microcontroladores em que estiver instalado, entre eles, o Arduino, se há ou não a existência de tensão.
– Muito eficiente, o Sensor de Tensão P8 também pode ser utilizado como voltímetro (medidor de tensão AC) em projetos eletrônicos, de forma a monitorar a tensão de entrada.
– Para maior segurança o Sensor de Tensão AC 127V/220V conta com um optoacoplador para fazer o isolamento da rede AC e do sinal DC enviado para o microcontrolador, aliás, conta com 3 pinos para conexão com o Arduino (VCC, GND, OUT).
– Através de suas características, o Módulo Sensor de Tensão AC pode realizar a análise de níveis de tensão através de uma porta analógica, podendo realizar a leitura de valores de forma rápida e eficaz.
– Confira na prática os benefícios que o Módulo Sensor de Tensão AC pode oferecer ao seu projeto, dando informações precisas e em tempo real sobre o que acontece com seus produtos e projetos elétricos.
– Entrada: 127/220V;
– Optoacoplador para isolação da rede AC para o Sinal DC;
– Pico de Tensão 300V
– Dimensões da Placa: Largura 14mm x Comprimento 36mm;
**Recomendamos utilizar cabos de no máximo 4 metros.
Exemplo de ligação:
 p8ok

Exemplo de leitura do Sinal Analógico:

void setup() {
Serial.begin(9600);
}

void loop() {
int valor = analogRead(0);
Serial.println(valor);
delay(1000);
}

Para pode obter a leitura é necessário trabalhar em conjunto com um multímetro, devido a variação de precisão dos componentes utilizados.

Para utilizar no modo leitura de tensões, será necessário a calibração constante, lembrando que o Sensor tem uma margem de erro de 1.42%.

Quando o Sensor recebe um sinal na entrada AC ele energiza o optoacoplador e libera o sinal para efetuar a leitura.

Como fazer as contas?

Basta aplicar uma regra de 3.

Por exemplo:
5V —– 1023
X —– Valor Obtido
X é a variável que será definida com base na regra de 3, que representa a voltagem que está entrando em nossa porta analógica.
Para obtermos o valor correto da tensão em nosso microcontrolador, é necessário multiplicar por uma constante o valor obtido em nossa primeira leitura.
Por exemplo:
X é igual 827, logo dividiremos os 827 por 220 volts (No caso a tensão obtida pelo multímetro.), continuando nossa linha de raciocínio, Nosso resultado obtido foi 3,759. Sendo assim cada volt podemos considerar o valor de 3,759.